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Sabe o que é S.E.O.?

Sabe o que é S.E.O.?

16.01.2015.

S.E.O. é o acrônimo de Search Engine Optimzation, em português, Otimização de Ferramentas de Busca. Ou seja, SEO (só para facilitar) é o trabalho de ajustar o site e a presença digital de uma marca ou produto de forma a melhorar sua exibição quando um internauta busca por temas relacionados.

SEO não envolve compra de mídia para levar tráfego para o site, trata-se de captação de audiência orgânica, ou natural, ou gratuita.

Todas as principais ferramentas de busca atuais (Google, Bing, Yahoo! e até o Baidu) tem resultados primários de pesquisa onde páginas, vídeos, listas locais e todo tipo de conteúdo são exibidos com base no que a ferramenta entende ser relevante para o usuário que executou a busca.

No final das contas para realizar um bom trabalho de SEO é preciso considerar alguns pontos importantes na elaboração do site:

  • As páginas do site são bem escritas e tem conteúdo de qualidade em quantidade?
  • As páginas do site contêm as palavras e expressões pelas quais você espera ser encontrado?
  • Você pesquisou as palavras e expressões pelas quais espera ser encontrado?
  • Seus visitantes ficam algum tempo no seu site ou eles apenas “quicam” e seguem em frente? Qual a taxa de rejeição do seu site?
  • Suas páginas são atualizadas e tratam de coisas “do momento”?
  • O conteúdo do seu site é leve e completo ou pesado e vazio?
  • Seu site tem muita publicidade?
  • As referências para o seu site são feitas a partir de sites confiáveis e respeitáveis?
  • Os links das suas páginas são feitos com palavras pelas quais você espera que as pessoas busquem?
  • Você comprou links esperando melhorar sua posição nos resultados de busca?

A lista é longa e poderíamos ficar nela por horas, mas essas são as questões que entendemos ser mais relevantes para SEO.

Veja que SEO está diretamente relacionado a qualidade de conteúdo, mas não é só isso. Há uma série de fatores técnicos que precisam ser implementados no site e que auxiliam em muito o trabalho de SEO.

Um último ponto, o trabalho de SEO deve ser contínuo como o de gerência de produto, é preciso monitorar os resultados regularmente e ajusta-lo na busca de melhores resultados.

Author:

Formado em engenharia de computação pela PUC-Rio é um apaixonado pelo mundo digital e um entusiasta do empreendedorismo e da capacidade humana de superar e se adaptar!