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Por que Investir em Redes Sociais?

Por que Investir em Redes Sociais?

20.05.2015.

É comum ouvir dizer que estar presente nas redes sociais é uma obrigação para todas as marcas e produtos. Mas isso é balela, papo-furado! Isso é apenas um chavão moderno que pode levar o empreendedor ao erro. Antes de definir que será feito o investimento em redes sociais, é preciso entender se é o caso de fazer esse investimento ou não. Então vamos tentar responder a pergunta: “Por que investir em redes sociais?

Como já falamos em outros posts aqui no Brainstorm, temos perguntas importantes para responder antes de começarmos a pensar em redes sociais. Vamos usar um parceiro hipotético para guiar nossas respostas.

1. Qual é o objetivo da sua empresa ao estar nessas redes?

Nosso objetivo é divulgar nosso produto e nossa marca;

2. Quem é seu consumidor?

Nosso perfil de consumidor é o de agência de produção publicitária, cerimonialistas e organizadores de eventos além de noivas e debutantes.

3. Seu público faz uso das redes sociais?

Sim, ainda que não sempre, usam as redes sociais para buscar produtos e serviços.

4. O que você espera das redes sociais?

Gerar oportunidades de negócio

5. Está disposto a empregar recursos financeiros para isso?

Pouco, não temos muita verba para investir.

No caso do exemplo, nossa sugestão seria não investir nas redes sociais, mas investir em um blog com um trabalho forte de SEO, mas quem manda é o cliente e vamos assumir que o cliente foi irredutível em atuar nas redes sociais.

Decisões assim são mais frequentes do que deveria. Muitos de nossos parceiros são movidos pela vaidade e querem ver sua marca “aparecer”.

Já que vamos seguir na linha de atuar nas redes sociais, precisamos definir os objetivos da marca e em seguida quais redes sociais atuar. Algumas métricas que podem servir de base para a definição das metas da marca para as redes sociais:

  • Número de testemunhais ao mês sobre os produtos;
  • Vendas no mês a partir de postagens feitas que direcionam o usuário ao site ou à loja virtual da empresa;
  • Aumento mensal da quantidade de acessos ao site da empresa a partir de cada rede social;
  • Sugestões de melhoria na empresa (produtos, logística, atendimento, etc.);
  • Aumentar a relevância do site da empresa em ferramentas de buscas por meio da produção de conteúdo nas redes;
  • Diminuição da quantidade de telefonemas recebidos na mesma proporção em que aumentam os contatos realizados via redes sociais.
  • Número de seguidores ou curtidas;
  • Número de compartilhamentos;
  • Alcance médio das publicações.

Ok vamos fazer redes sociais, mas tenha em mente que redes sociais não devem ser o objetivo fim do seu negócio, mas um meio para se chegar a um objetivo. Devem ser vistas como um canal de mídia, de comunicação com o cliente potencial e tratados como tal. São uma forma de geração de audiência e nada além disso.

O trabalho deve ser pensado considerando principalmente o retorno sobre o investimento feito e qual o próximo passo depois que a audiência for capturada.

Author:

Formado em engenharia de computação pela PUC-Rio é um apaixonado pelo mundo digital e um entusiasta do empreendedorismo e da capacidade humana de superar e se adaptar!