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O que medir em mídias sociais?

O que medir em mídias sociais?

01.07.2015.

O que medir em mídias sociais? é a pergunta mais importante a ser feita. É muito comum vermos empresas e marcas celebrando o crescimento do número de seguidores e curtidas e tomando esse número como métrica de sucesso. Não dá para dizer que está errado, afinal de contas ter poucos seguidores não pode ser algo bom.

Número de Seguidores

Na verdade, crescer o número de seguidores é o passo zero do projeto de mídias sociais para qualquer empreendimento e há mais de uma maneira de fazer isso. Há as formas rápidas, as demoradas e as “trapaceiras”. Eu gosto muito de trabalhar com blend de soluções demoradas e rápidas. Não uso as trapaças, salvo se um parceiro explicitamente me pedir para fazê-lo, mas ainda assim vou argumentar ao máximo para não o fazer.

De toda forma, crescer a base de seguidores precisa ser um trabalho constante, mas em determinado momento (considerando as metas do projeto) é preciso colocar menos ênfase nele.

Metas

Entendo que um empreendimento não está nas mídias sociais apenas para ficar bem na foto. Há um objetivo comercial por traz, ainda que não explicitamente definido ou compreendido.

Seguindo a lógica corrente dos nossos parceiros, vimos que o racional de trabalho nas redes sociais é sempre o mesmo:

Momento 1: Crescer o número de seguidores

Momento 2: Aumentar o engajamento dos seguidores com a página ou perfil

Momento 3: Converter seguidores gerando oportunidades de negócios (ou Leads)

Momento 4: Converter Leads em clientes ou consumidores

Momento 5: Manter o ciclo de relacionamento e vendas com os consumidores

Dessa forma, temos, logo de início, 5 metas a definir em qualquer projeto de Mídia Social:

Meta 1: Com qual número de seguidores deixaremos de priorizar o crescimento da base?

Meta 2: Qual o volume de engajamento que queremos manter?

Meta 3: Qual a taxa de geração de Leads que queremos ter?

Meta 4: Qual a taxa de geração de negócios que queremos ter?

Meta 5: Qual a taxa de 2ª compra que queremos?

No final das contas, o que medir nas redes sociais depende do seu momento em cada uma delas.

Temos parceiros nos diversos momentos, em cada caso usamos um conjunto de ferramentas diferente para mensuração dos resultados.

Quero propor uma pergunta:

Tenho uma fanpage no Facebook que perdeu 30% dos seguidores em menos de 30 dias. Isso é bom ou ruim?

Author:

Formado em engenharia de computação pela PUC-Rio é um apaixonado pelo mundo digital e um entusiasta do empreendedorismo e da capacidade humana de superar e se adaptar!