BRAINSTORMING

nosso jeito de pensar o ambiente de negócios
Onde sua equipe trabalha?

Onde sua equipe trabalha?

16.11.2014.

A função de um bom gestor é unir a melhor equipe que ele puder respeitando o orçamento disponível e entregando os resultados esperados pela empresa, certo?

Se sua resposta, como a minha, foi SIM. Em que parte do texto está escrito que todo mundo tem que estar sob o mesmo teto, no mesmo horário, todo dia?

Sou e sempre fui um forte defensor do Anywhere Office acredito que para essa é a solução para algo maior e que pode transformar exponencialmente uma empresa. Pense comigo, preciso montar uma equipe para desenvolver um determinado projeto e preciso de um Designer, um Ilustrador e dois Desenvolvedores de Aplicativos.

Aciono minha rede de relacionamentos e descubro um Designer espetacular em Porto Alegre, um Ilustrador em São Paulo, um Desenvolvedor em Florianópolis e outro no Rio de Janeiro, todos validados por pessoas que respeito muito e que confio cegamente. O que me impede de contratá-los? Pois é, a distância!

Será?

Em tempos de banda larga, Cloud, VoIP, Skype, WhatsApp e ligação celulares da mesma operadora com valores baixos e minutagem sem limites, será que a distância física faz mesmo diferença?

Acrescente a essa equação o ganho em qualidade de vida desses profissionais ao ficarem fora do trânsito para irem e virem do escritório, a possibilidade de acompanhar a esposa grávida ao médico e compensar a entrega do dia trabalhando até mais tarde.

O Anywhere Office exige poucas coisas para funcionar bem, e falo por experiência própria, um bom gerente para controlar as entregas e os prazos, uma equipe responsável e suporte corporativo a infraestrutura. Ou seja, a empresa precisa investir ou subsidiar a infraestrutura de trabalho dos profissionais (internet, equipamento, etc.), precisa alocar um gerente de projeto que mantenha o cronograma e as entregas em dia e em contrapartida, a equipe precisa ser responsável pois trabalhando nesse modelo, a tolerância a falhas precisa ser nula.

Antes que você diga que isso é utopia, estou tocando um projeto assim há algum tempo onde tenho um desenvolvedor em Florianópolis, um Web Designer em São Paulo e uma equipe de produção de conteúdo no Rio de Janeiro. Nosso cliente sabe que a estrutura é essa e está particularmente confortável com a política de tolerância zero a erros e atrasos, você não estaria?

Author:

Formado em engenharia de computação pela PUC-Rio é um apaixonado pelo mundo digital e um entusiasta do empreendedorismo e da capacidade humana de superar e se adaptar!