BRAINSTORMING

nosso jeito de pensar o ambiente de negócios
Vai colocar seu vídeo no facebook ou no youtube?

Vai colocar seu vídeo no facebook ou no youtube?

16.12.2014.

Recentemente o Facebook “inovou” a exibição de vídeos na timeline de seus usuários ao incluir a função de auto-play sem áudio. Com isso, sempre que um usuário passa por um vídeo publicado em sua timeline este inicia a tocar como no antigo cinema mudo. Se você se interessa pelo vídeo, então clica e o assistem com áudio.

O legal disso é que o Facebook já contabiliza a exibição do vídeo a partir do momento em que ele começa a ser exibido sem áudio, o que infla (ou mascara) as estatísticas de acesso ao vídeo.

Surgiu daí a pergunta: Porque colocar um vídeo no Youtube se no Facebook os resultados são melhores? Infelizmente não há resposta simples para essa pergunta. Alias para as boas perguntas nunca há certo? Então vamos tentar responder da melhor forma possível.

Na verdade depende! Antes de decidir onde publicar o vídeo comparando Youtube e Facebook (nesse caso) você precisa responder a seguinte pergunta:

O que você espera de resultado com o seu vídeo?

Vamos assumir que seu objetivo seja maximizar o número de views, não importando se total ou parcial do vídeo.

Nesse caso, a princípio, o autoplay do Facebook parece ser o melhor caminho. Entretanto, o trueview do Youtube garante que o vídeo foi realmente assistido que a mensagem foi passada.

Se o objetivo for passar a mensagem, recomendamos priorizar o Youtube sem descartar o Facebook. Talvez seja o caso de fazer dois vídeos distintos considerando os benefícios de cada uma das plataformas. Um vídeo mudo com uma excelente edição de imagens que passe sua mensagem para o Facebook que pode servir como teaser para o vídeo completo publicado no Youtube.

Um ponto que nos parece importante, o Youtube permite, de forma simples e rápida executar, a inclusão de links nos vídeos para levar a audiência a ações engajamento (call-to-action) via annotations, enquanto o Facebook apenas permite a inclusão de links nas descrições dos vídeos.

Author:

Formado em engenharia de computação pela PUC-Rio é um apaixonado pelo mundo digital e um entusiasta do empreendedorismo e da capacidade humana de superar e se adaptar!