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Começar seu Plano de Mídias Sociais

Começar seu Plano de Mídias Sociais

03.06.2015.

Começar seu plano de mídias sociais é parte importante do trabalho de marketing digital de qualquer negócio ou marca, mas não é incomum vermos o trabalho começar sem que ele seja construído. É lugar comum dizer que nós brasileiros não somos muito fãs de planejamento. É sempre bom termos algum guia para começarmos o trabalho. Lembrando que em marketing digital, estamos sempre testando e ajustando, nossa vida está “presa no fluxo”.

Ciclo de ações

Vamos no concentrar no Planejamento. E dividi-lo em quatro passos:

Passo 1: Escolha as Redes Sociais onde você atuará

Antes de ouvir aquele amigo que diz que você precisa estar em todas as redes sociais possíveis e imagináveis, considere alguns aspectos importantes:

  • Tempo: quanto tempo por dia você dispõe para dedicar a cada uma das redes sociais que pretende atuar? Alguns profissionais dizem que 1 hora por dia é suficiente, mas nós costumamos dedicar 1,5 hora. Conforme o projeto evolui, há ferramentas que ajudam a reduzir esse tempo, mas não pense que elas automatizam tudo e a vida fica fácil, não é o caso!
  • Recursos: qual a equipe que você tem à disposição? Redes sociais como Instagram e Pinterest demanda a produção de conteúdo visual, ou seja, é preciso ter um designer alocado para produzir as imagens que alimentarão essas redes. O Google Plus demanda conteúdo de qualidade. Sua equipe dá conta?
  • Público Alvo: Onde o seu cliente potencial está? Qual das redes sociais é mais adequada para os seus objetivos?

Há diversos estudos com os dados demográficos dos usuários de redes sociais. A Pew Research Center tem um muito legal

Passo 2: Preencha o seu Perfil

Um perfil completo e bem preenchido demostra profissionalismo, preocupação com a marca e demostra ao público que você leva a sério o engajamento.

Cuide a parte visual do seu perfil também, cada rede social tem um tamanho específico para as imagens de perfil.

Quanto aos textos, dê atenção especial aos descritivos e biografias. No “quem sou eu”, prefira o “o eu já fiz”. Direcione suas hashtags a sua audiência e tente sempre mostrar a sua audiência, de forma clara, o que você está oferecendo no seu perfil. A relevância do conteúdo é a chave do negócio.

Crie a rotina de revisar seu perfil regularmente, em toda visita haverá algo gritante que você pode querer alterar.

Passo 3: Encontre a sua voz

Descobrir a melhor forma de se comunicar com sua audiência, é mais do que usar as expressões e “gírias” específicas do seu público alvo. É preciso saber se posicionar e até descobrir se os posts serão feitos no plural (nós) ou no singular (eu) ou indo mais longe, se serão feitos na terceira pessoa ou na primeira.

Pergunte a si mesmo, se minha marca fosse uma pessoa:

  1. Como seria sua personalidade?
  2. Como seria o relacionamento dela com o consumidor?
  3. Em adjetivos, como a personalidade de sua marca não é

Além disso:

  • Existe alguma outra marca com a mesma personalidade que a sua?
  • Como você quer que o consumidor pense sua marca?

Respondendo essas perguntas, você deve sair com uma lista de adjetivos que devem guiar a definição da voz de sua marca nas redes sociais.

Passo 4: Defina sua tática para postagens

Tática para postagens

Sobre Frequência de Postagem estudos indicam:

Rede Social Frequência dePostagem
Facebook 5 a 10 vezes por semana
Twitter 5 ou mais vezes por dia
LinkedIn 1 vez ao dia
Google Plus até 5 vezes por dia

Sobre a Hora de Postagem vários estudos apontam a seguinte grade:

Rede Social Horário de Postagem
Google Plus entre 9 e 11
Twitter entre 13 e 15
Facebook  entre 13 e 16
Linked In entre 17 e 18
Instagram entre 17 e 18
Twitter entre 19 e 22
Pinterest entre 20 e 23

Usamos esses dados como base para iniciar o trabalho, mas avaliamos os resultados e testamos outros horários na busca de melhores resultados.

Author:

Formado em engenharia de computação pela PUC-Rio é um apaixonado pelo mundo digital e um entusiasta do empreendedorismo e da capacidade humana de superar e se adaptar!